Ads 468x60px

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Guardiola já não é treinador do Barcelona ; Tito Vilanova é o seu substituto

Tito Vilanova
Está confirmado. Depois de quatro épocas em  Barcelona, onde ganhou tudo o que havia para ganhar, Pep Guardiola abandonou mesmo Camp Nou. Foi através de uma conferencia de imprensa, que contou com maior parte do plantel blaugrama, que Sandro Rosell (presidente do Barça) anunciou que a partir do dia 30 de junho, data que marca o fim do contrato de Pep, que Guardiola não vai ser mais treinador dos catalães e que Tito Vilanova, até aqui treinador adjunto, passará a ser o principal treinador do Barcelona.

Palavras de Guardiola 
Guardiola fez questão de explicar o porquê da saída do "seu" Barcelona: «Esgotei-me e preciso preencher-me», assumiu. A despedida só se fez hoje, mas o ainda treinador dos catalães disse que já tinha feito esta decisão há meses atrás:  «No final de Dezembro comuniquei ao presidente que acreditava que o final da minha etapa estava próximo. Mas não podia fazê-lo publicamente, nem sequer aos meus jogadores. Porque tinha de continuar com o meu trabalho de treinador. Já tinha tomado a minha decisão há muito tempo. Não queria gerar esta situação e, provavelmente, foi um erro. Lamento a incerteza em relação à minha continuidade. Foi um erro, assumo-o. Mas sempre quis contratos curtos, porque a exigência no Barça é muita. Sempre acreditei que as coisas devem ser feitas a curto prazo. Não queria ter uma situação contratual demasiado longa, que me impedisse de tomar decisões de forma clara.»
Guardiola explicou também que apesar de desgastado abandona com sentido de dever cumprido: «Há cinco anos ofereceram-me a filial e foi uma alegria. Um ano depois deram-me a oportunidade de subir e a sensação foi igual. Acreditava que era capaz de fazer tudo e quero recuperar isso. Sou responsável pelo desgaste. Poderia continuar, mas não como merece um treinador do Barça. Vou com a sensação de dever cumprido», disse.  Por último, Pep disse que não sabe o que vai fazer no futuro, mas que vai voltar «mais tarde ou mais cedo» e que os adeptos do Barça «podem estar tranquilos» quanto ao seu sucessor.


Reacção dos jogadores do Barcelona
Os jogadores do Barcelona já reagiram ao abandono de Guardiola, sendo que a nota principal é de agradecimento.  «Ainda que tenhamos trabalhado juntos apenas um ano, foi como se tivesse sido muito mais. Pep é um ídolo de infância e uma inspiração como treinador. Obrigado pelo tempo que estivemos juntos, irei valorizá-lo sempre», disse Fabregas no Twitter.
«Hoje recebemos a notícia do treinador e só tenho a agradecer a ele e à sua equipa por estes anos, mas não podemos esquecer que ainda nos falta terminar a temporada» referiu Iniesta, noutra rede social, mais concretamente o Facebook.
Messi também falou, agradecendo de «todo o coração» a Guardiola e explicou também porque não foi À conferencia de imprensa de despedida de Pep: «Preferi não estar presente na conferência de Pep, sobretudo porque sei que a imprensa tenta encontrar os rostos de pena dos jogadores e isso foi algo que decidi não demonstrar», confessou Messi.


1 comentários:

miguel teixeira disse...

aqui em espanha fala-se muito de uma ma gestao por toda a direcçao do barcelona em deixar o guardiola assumir isto, uma vez que pode ser uma grande desmotivaçao para todos os jogadores ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...